Entre a Lagoa e o Oceano.



Nos últimos dois anos (2011 - 2012) estivemos focados em um projeto específico: explorar, registrar e vivenciar o cotidiano de um recanto singular dentro do Estado do Rio Grande do Sul. Não obstante ser a primeira rota comercial da "Capitania d'El-Rei" e logo em seguida local dos primeiros assentamentos colonizadores, a estreita faixa de terras que vai de São José do Norte até Palmares do Sul mantém os mesmos ares que vivenciaram os tropeiros em suas jornadas à Colônia do Sacramento: uma sensação de solidão. Um lugar esquecido no tempo com uma paisagem moldada pelos ventos minuano e nordestão e que permite ao explorador um espetáculo exclusivo dentro da geografia do RS: o por do sol nas águas da Lagoa do Patos conforme imagem de fundo.
Seguindo os passos dos pioneiros que "desceram" de Laguna, empreendemos em 2011 nossa primeira expedição no mesmo sentido, norte para o sul.
Palmares do Sul foi o marco inicial para a equipe que usou as bicicletas como meio de locomoção, e de forma contínua 384 km foram percorridos, seja pela BR 101, litoral ou orla da lagoa até embarcarmos na balsa em São José do Norte.
Na primavera do ano seguinte, com um grupo maior de aventureiros, estivemos no Farol Cristóvão Pereira e novamente na Vila do Talha-mar em busca dos flamingos da Lagoa do Peixe.
O material coletado nestas duas expedições apresentamos em dois post distintos e acessíveis pelos links mais abaixo e aliado a pesquisa bibliográfica, temos este como assunto principal de nossa primeira revista, acessada através do menu Publicações. As pesquisas ainda continuam e nova expedição será organizada ao Pontal de Bojuru.