2021

Passo Grande

16 de fevereiro

Como é de praxe, os meses quentes são aproveitados com atividades que envolvam água. Assim partimos no amanhecer do domingo em direção Sul. Numa distância de 90 km, nas imediações onde o rio Capivari faz divisa entre os municípios de Encruzilhada do Sul e Dom Feliciano.

A ideia principal era fotografar a vida selvagem (silvestre) em locais pouco frequentado por humanos. Para tanto descemos pelo leito de uma das cabeçeiras do Capivari com esta intensão. Nesse sentido, a expedição não foi muito proveitosa, visto que o local onde imaginávamos encontrar paisagens intocadas, estão na realidade bem frequentada por máquinas agrícolas e pela criação de gado. Isto afugenta os animais. nós mesmos ouvimos muitos bugios produzindo ruidos. Ao se aproximar, já tinham ido para mais distante.

Almoçamos na curva do rio, ao lado da mítica lagoa (quase seca, na ocasião). De tarde fizemos mais uma procura de capivaras, veados e "anacandas", mas nada. Ao retornarmos até a ponte do Passo Grande, aproveitamos para balnear até de tardinha, quando voltamos para casa. Estivemos entre três motoqueiros.

Salto Rio Pardinho

10 de janeiro

Iniciamos o ano de aventuras subindo até o Salto do Rio Pardinho, no município de Sinimbu, distante 54km de Santa Cruz do Sul.

Já tínhamos estado no local em 2014 quando fomos de kombi com o Daniel, mas desta vez foi o Joéde de caminhoneta e três de moto. Passando por Sinimbu continuamos pela "BR 471" até a antiga graxeira e dali seguimos por Linha Desidério. A Cascata fica na margem norte da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) que pertence à Unisc e Souza Cruz. Por ser no limite, é de livre acesso.

Fomos já perto do meio dia e ao chegarmos no local notamos que estava "lotado". Conseguimos um local improvisado sobre as pedras para fazer nosso grelhado, na borda entre a sombra e o sol do meio dia. De tarde as crianças aproveitaram as piscinas naturais enquanto outros descemos até depois da queda, onde fica o poço mais fundo. Novamente lotado. Como era um dia quente de verão, foi agradável ficar por ali, seja se banhando ou sentado na sombra conversando. Foi um dia de lazer com a família, a aventura ficou apenas para alguns trechos complicados da estrada. Retornamos por Linha Almeida.