Salta

A província de Salta, junto de Jujuy, Catamarca, Tucuman, La Rioja e Norte de San Juan integram os Andes Desérticos Argentino. Os dados disponíveis para estas regiões são poucos e aqueles que existem partem do pressuposto de que para cada rio perene existe uma massa de gelo em suas cabeceiras que lhe garantem a sobrevida. Por vezes, são glaciares de escombros. São localidades pouco povoadas, todavia, as mais sensíveis aos câmbios climáticos. Em uma ordem ascendente de Sul para Norte, temos os seguintes registros:/p>

Nevado de Chuscha. 412 metros sobre o nível do mar (5468 para Ahumada)Fronteiriço entre Salta e Catamarca. A foto a esquerda pertence ao explorador Pigüa Cristófani que a retratou em 22 de maio de 2010. Ele ainda menciona que no local foi encontrada a múmia de uma menina de 8 a 9 anos pertencente aos rituais incas. A múmia de Chuscha está exposta no museu de Salta.
O complexo também e denominado de Nevado Catreal por alguns autores e conta com um cume mais a leste de 5.000 metros. Tal referência geralmente está associada às nascentes do Río Santa María.
Ahumada, em seu artigo "Periglacial phenomena in the high mountains of northwestern Argentina" classifica o Nevado Chuscha como pertencente à Cordilheira Oriental. Também estabelece o círculo glacial entre 4200 a 4700 metros e descreve este intervalo como ocupado por pequenos "rock glaciers" que são uma mistura entre gelo, rocha e lama.

O acúmulo de neve e gelo se projeta em maior abundância para o sul, ou seja, para Catamarca e o primeiro vilarejo a ser beneficiado com o recurso hídrico é San Antonio del Cajon.
Com base nas imagens disponíveis pelo Google Earth, se percebe nitidamente, no flanco sul, a formação de morainas, apontando para um passado glacial ativo. A seguinte foto é do Club Amigos de la Montaña de Salta. Eles realizaram ascenso em março de 2011 e encontraram toda a adjacência nevada.

Nevado de Queva (ou Quevar)6.130 metros sobre o nível do mar (Ahumada, 2002). Situado a noroeste de Salta, na região de Puna de Atacama. É composto por três cumes nevados e distintos. Pouco conhecimento se tem dos volumes de gelo ali existentes mas subentende-se que sejam em maioria glaciares de escombros. A foto à esquerda pertence ao explorador anônimo "pecar999" do site Panoramio que a retratou em 26 de janeiro de 2008.
As fotos que seguem são da equipe "monkeypike" relativas à expedição de dezembro de 2010. Nota-se que o cume está desnudo, seco e árido, todavia a foto da trilha do cume apresenta o vale irrigado pelo córrego oriundo da montanha.